Arroz de Carreteiro


Ingredientes:

600 gr. de carne seca  (charque)
100 gr. de toucinho.
2 colh. (sopa) de azeite
1 xic. (chá) de cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xic. (chá) de arroz lavado e escorrido
5 xic. (chá) de água fervente
3 tomates sem pele picados
1/4 xic. (chá) de cheiro verde
sal (opcional) e pimenta do reino moída.
Parmesão ralado (opcional)

1. Lave a carne para eliminar parte do sal; corte-a em pedaços pequenos, cubra com água fria, deixe de molho de um dia pro outro, trocando de água pelo menos 3 vezes; leve ao fogo com uma xícara de água, cozinhe, escorra e reserve. Verifique se está bom de sal, se não afervente mais uma vez.
2. Corte o toucinho em cubos pequenos e coloque numa panela junto com o azeite. Leve ao fogo até dourar o toucinho; depois adicione os cubos de carne, também até dourar.
3. Acrescente a cebola e o alho, refogue; acrescente o arroz, refogue por 5 minutos e adicione os tomates, refogando mais um pouco. Adicione as 4 xícaras de água restantes. Acerte o sal, se necessário, e coloque a pimenta do reino moída.
4. Assim que ferver novamente, de uma passada com a colher no fundo para soltar os ingredientes refogados; tampe a panela e abaixe o fogo ao máximo.
5. Cozinhe o arroz por 20 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por 5 minutos. Adicione o cheiro verde e misture delicadamente. Sirva a seguir.

Serve 4 pessoas.

Na minha família, gostamos de consumir esse prato polvilhando queijo parmesão na hora.

Obs. Este prato é típico da Região Sul do Brasil mas encontram-se versões em diversas partes do país.  Há quem substitua o charque por linguiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quibe de Forno Recheado com Ricota e Espinafre.

Falso Lombo / Rocambole de Carne

Arepas venezuelanas com queijo, queijo e abacate ou carne desfiada