Docinho de Nozes


Um dos meus primeiros posts no blog, foi um Marzipã a minha moda, em que não fiz a tradicional receita, mas uma versão menos doce que virou um excelente acompanhamento para um cafezinho.

Fui instigada/desafiada por uma colega dos tempos de primário, Márcia Candelot a repetir a receita com nozes. O resultado foi uma agradável surpresa.


Gosto do aspecto rústico, por isso esse docinho não são bolinhas perfeitas. Mas fique a vontade.

Ingredientes:
300 g de nozes sem casca levemente torradas, moídas no processador.
2 colheres (sopa) de açúcar (pode ser o demerara) 
1 colher (chá) cacau em pó e outro tanto para polvilhar
2 colheres de sopa de leite (pode ser vegetal: arroz, coco, amêndoa ou aveia)
1/2 colher de sopa de manteiga sem sal ou de creme vegetal 
algumas gotas de essência de baunilha  (opcional)
nozes picadas miudas para decorar, também levemente torradas.
açúcar de confeiteiro

Misture tudo até poder formar bolinhas e passe no açúcar de confeiteiro. Decore com as nozes picadas e polvilhe o cacau.

Obs.: Algumas modificações em relação ao Marzipã: diminuí o açúcar e dei umas opções para transformar a receita em vegana, retirando a manteiga e o leite:
  1. Sobre o leite vegetal, o meu preferido em sabor é o de arroz; aliás, acho que é o que menos compromete em sabor das receitas de docinhos. E fica barato se fizer em casa (tem um monte de receita na internet, Mas se quiser me passem uma mensagem, que explico a minha.
  2. Ah, o creme vegetal. Bem, no Brasil o único que não tem lactose é a Becel Azul. Nunca usei o óleo de coco, porque não gosto do sabor, nem do cheiro.  Para quem tem paladar e olfato apurado, ele tem sabor e cheiro residual. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quibe de Forno Recheado com Ricota e Espinafre.

Falso Lombo / Rocambole de Carne

Arepas venezuelanas com queijo, queijo e abacate ou carne desfiada